A hospedagem de site é um serviço importantíssimo não apenas para a criação de uma plataforma própria, como também, para o emprego das estratégias de SEO de uma marca.
Ou seja, aquela que tem como objetivo, aumentar a visibilidade e alcance de um negócio. Bem como, sua credibilidade e autoridade sob um nicho.
Portanto, existem certos critérios a se considerar antes de contratar uma hospedagem de site profissional. E mostraremos neste artigo, confira!
Qual A Influência Da Hospedagem No SEO?
A otimização para mecanismo de busca é um conjunto de técnicas/boas práticas para a criação de conteúdos e melhorias de páginas de um site.
Contudo, para que o SEO dê resultados, é preciso escolher uma boa hospedagem de site. Pois, esse serviço influencia em seu posicionamento.
Não é que uma boa hospedagem vá trazer resultados, mas sim, não irá prejudicar suas ações de marketing.
Ou seja, é como se ele servisse como um apoio melhorando a experiência do usuário. Do mesmo modo que, dando a sua plataforma mais confiança e profissionalismo.
Todos os requisitos indispensáveis que mencionaremos a seguir, podem ser administrados através do cPanel disponibilizado pela sua hosting.
Requisitos básicos de uma boa hospedagem:
Em primeiro lugar, para uma boa hospedagem SEO não poderíamos deixar de citar a velocidade e o tempo de carregamento dos sites.
Afinal de contas, esse critério é um dos que mais afeta a experiência do usuário. Segundo dados do Google, usuários da internet costumam abandonar um site se ele demora mais de 2 a 3 segundos para carregar.
Vale destacar que isso, faz ainda com que o consumo de bateria e dados móveis seja elevado na navegação mobile, ou seja, pelos celulares.
O uptime ou disponibilidade é o segundo critério que mencionaremos. Sendo conhecido por muitos, como o tempo “no ar” para acesso à plataforma.
Portanto, seja uma hospedagem de site barata ou não, essa deve oferecer um uptime igual ou superior a 99,5%.
Uma coisa importante de destacar é que, a disponibilidade influencia diretamente na estabilidade da página. Algo que é considerado pelo Google e que, é alvo de muitas penalizações.
Na hora da contratação é sempre importante se atentar ainda, ao tipo de plano de hospedagem a ser escolhido.
Uma vez que, isso também gera grande influência e existem diversas opções. Para muitos, ter um IP próprio/servidor dedicado parece o melhor.
No entanto, sua empresa pode mesmo arcar com esse custo na hospedagem apenas para melhorar o potencial das estratégias de SEO?
Principalmente, os pequenos e médios negócios se beneficiam mais de planos compartilhados. Desde que a hosting que o ofereça, faça isso de forma confiável e segura.
Falando ainda de segurança, esse é outro critério a se considerar e para que isso seja possível tanto empresa, quanto cliente devem fazer sua parte.
Da empresa, é preciso monitorar os servidores e fazer manutenções constantes no sistema. Enquanto os clientes, devem manter sua plataforma e plugins atualizados.
Por fim, uma boa hospedagem SEO é aquele em que, os sites possuem um certificado SSL – um serviço oferecido por diversas empresas, sem custos.
Gostou deste conteúdo ou possui alguma dúvida? Então, fale conosco nos comentários para que possamos lhe auxiliar!