fbpx

6 Estratégias de marketing para usar em seu e-commerce

6 Estratégias de marketing para usar em seu e-commerce

Se você tem um e-commerce ou pretende ter e não sabe como se organizar, neste artigo vamos abordar as melhores estratégias para implementar no seu marketing.

Não é segredo para ninguém que a internet vem dominando tudo, principalmente dentro do ramo das vendas. Atualmente, os usuários efetuam diversas compras pela internet, que será tanto pela praticidade de compra quanto pela diversidade das opções de produtos e de empresas.

O negócio online vai funcionar da mesma forma que um negócio físico. Porém, você precisa estar presente, separar muito bem o estoque, ter um bom atendimento, saber se relacionar com o seu público e, principalmente, saber planejar as estratégias para vender e divulgar a sua marca.

Então, o que fazer para conseguir ter um e-commerce de sucesso? Durante este artigo vamos responder esta pergunta.

O Marketing Digital trata de diversas soluções, nele se abrange diversos tipos de estratégias que tem o objetivo de se encaixar em diversos tipos de negócios.

Neste artigo vamos abordar os desafios mais comuns dentro dos e-commerce e as principais estratégias de Marketing para que você consiga ter grande sucesso nos seus canais de divulgação.

Porém, se você ainda não tem pronto seu e-commerce, aprenda como montar um e-commerce do zero com um Curso Online da área.

Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

Como começar uma estratégia de marketing para e-commerce

Primeira estratégia: Elabore o seu composto de marketing

Primeiramente, você deve saber sobre os 4 Ps do Marketing, eles são compostos por quatro elementos que devem ser abordados na sua marca, eles são: praça, produto, preço e promoção.

A praça vai se referir aos seus canais de distribuição. Como, por exemplo, você elegeu a loja virtual, porém pode considerar integrá-la com marketplaces, com o objetivo de ampliar seu alcance e conquistar assim outros tipos de usuários.

Um bom produto é essencial para alcançar o sucesso. É fundamental ter uma análise de mercado, analisar sobre a demanda das mercadorias do seu ramo de atuação e pensar sobre quais características os seus produtos podem ter, e assim ser o diferencial. Considere a missão e a visão da sua empresa.

O preço e a promoção são outras questões cruciais para as suas vendas. Sempre se certifique de contar com uma boa estratégia de precificação, pois assim com uma boa margem de lucro viável e justa, você ganhará da sua concorrência.

Analise sempre as suas prioridades, você poderá escolher a de diferenciação, que será a alta qualidade e o alto preço; a de penetração, que será a alta qualidade e um baixo preço; ou a de cobrança excessiva, que será a baixa qualidade, alto preço inicial e menor preço posterior.

Segunda estratégia: Segmente o seu público-alvo

O segundo passo para a estratégia de marketing digital do seu e-commerce será o meio de identificar os seus consumidores em potencial e priorizar assim os clusters mais interessantes.

Você pode utilizar diferentes tipos de segmentação, eles são:

  • Geográfica: por região, estado, cidade e bairro;
  • Demográfica: por idade, gênero e estado civil;
  • Socioeconômica: de acordo com renda;
  • Psicográfica: de acordo com o estilo de vida do cliente;
  • Comportamental: priorizando a conveniência.

Você deverá escolher uma das opções e elaborar hipóteses sobre quais serão as necessidades e as motivações para os seus futuros clientes e como eles poderão conhecer o seu negócio.

Terceira estratégia: Defina seu posicionamento dentro do mercado

Com as devidas respostas anteriores no papel, você poderá começar a estruturar o seu posicionamento dentro do mercado. Para que isso venha a ocorrer, é muito importante conhecer o conceito de branding e sobre tudo o que ele pode fazer pelo seu empreendimento.

É muito importante saber sobre o seu papel dentro do meio do mercado, considere sobre o que vale a pena ser adicionado dentro da sua proposta de valor. Você pode usar as seguintes questões:

  • O que é a sua marca?
  • O que ela oferece?
  • Quais suas características dentro do mercado?
  • O que te diferencia da concorrência?
  • Qual é o seu público?

Com as devidas respostas, defina então o seu brand statement, ou seja, defina a sua declaração da sua marca, criando assim uma ideia final sobre quem é a sua marca, sobre o que ela oferece e quais as suas características.

Quarta estratégia: Selecione quais serão os seus canais de comunicação

Com as respostas prontas, é chegada a hora de enviar a sua missão para o mundo. Considerando que o e-commerce, por si só, já possuirá um viés mais tecnológico e prático, recomendamos optar por mídias digitais para fazer as suas divulgações.

Quinta estratégia: Fazer o relacionamento com os Leads

Um dos passos fundamentais para otimizar os seus resultados é compreender sobre como se relacionar com sua a base de Leads e clientes.

Portanto, é muito importante que você conheça muito bem as suas personas. Assim, toda comunicação ou relacionamento terá como base a sua persona personalizada para a necessidade ou linguagem adequadas.

Sexta estratégia: Escalar uma equipe de marketing

O crescimento de forma escalável significa obter sempre os melhores resultados, e sem a necessidade de aumentar o seu time de marketing.

Quando se incorpora as novas estratégias de marketing é fundamental contar com as devidas ferramentas que podem automatizar o trabalho, direcionando assim o esforço ao planejamento e para a implementação de novas estratégias.

Portanto, sempre procure conhecer as ferramentas de automação de marketing que estão disponíveis, e assim escolher quais você deve encaixar na necessidade de seu negócio.

Depois de selecionar as ferramentas, sempre faça um mapeamento dos processos ou das estratégias que podem ser automatizados.

Quando você for montar a sua equipe, procure por profissionais que tem em seu currículo um Certificado de Conclusão de Curso da área do marketing, pois eles já estarão preparados para começar a trabalhar no ramo.

 

Depois de ler sobre as 6 estratégias de marketing para usar em seu e-commerce, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.