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Como montar uma estratégia de SEO para redes sociais

Como montar uma estratégia de SEO para redes sociais

Como montar uma estratégia de SEO para redes sociais

Você já ouviu falar em SEO? A sigla vem do inglês e representa Search Engine Optimization, atuando com critérios de busca que ajudam na visualização de um site após uma busca, inclusive em redes sociais. Devido a atuação nas mídias, o SEO para redes sociais se mostra mais necessário.

Basicamente, o uso de técnicas do SEO para redes sociais começou a ser adotada como uma importante prática para as empresas que desejam captar mais clientes.

Essa estratégia é focada em marketing digital e contribui com o aumento da visibilidade do negócio, possibilitando captar novos clientes e promover vendas no ambiente digital.

Por isso, conheça a seguir algumas técnicas de SEO que podem ser aplicadas em redes sociais.

Quais são as técnicas de SEO?

Como falamos no começo deste artigo, as técnicas de SEO facilitam que um site seja encontrado na internet a partir do momento que um cliente busca por determinados termos, por exemplo.

Ou seja, ao falarmos de SEO, estamos falando do ranqueamento de uma página, considerando o posicionamento em que é exibida no Google e outros buscadores.

Além da escolha de palavras-chaves corretas, as técnicas de SEO trabalham em torno de toda a otimização do site e deve considerar elementos como:

  • Credibilidade da página;
  • Autoridade da marca;
  • Autenticidade do negócio e dos materiais do site.

Mais ainda, existem algumas técnicas que devem ser consideradas para que uma loja de conserto de tela de celular samsung fique bem posicionada na primeira página e nos campos de exploração das redes sociais. Essas técnicas vão envolver publicações em sites, redes sociais ou blogs e deverão contar com:

  • Palavras-chaves bem planejadas;
  • Meta description;
  • Títulos atrativos;
  • URL segura e fácil de memorizar;
  • Linkagens externas.

Confira nos tópicos a seguir mais alguns detalhes e técnicas cruciais para um bom posicionamento do site e para adequar o SEO para redes sociais.

1 – Palavras-chave

Se seu site, blog, página ou rede social deseja atrair visibilidade, é muito importante que sua empresa conheça quais são as palavras-chaves mais utilizadas no segmento, que melhor representem os produtos/conteúdos e aquelas que os usuários mais buscam.

Conhecidas também como keywords, essas palavras ficam alinhadas com os objetivos da empresa e são responsáveis pela identificação do site pelos buscadores, e sua consequente apresentação aos usuários que buscarem por aquele termo.

Por exemplo, seu objetivo é atrair vendas, mostrar um novo produto, explicar a respeito de um serviço, a escrita da palavra-chave vai influenciar na obtenção desse objetivo, visto que amplia as oportunidades de negócio e alcance de potenciais clientes.

Desse modo, se sua empresa atua com o aluguel de impressoras em São Paulo, palavras-chave que representem esse serviço podem ser utilizadas.

Já para escolher os termos mais adequados, algumas pesquisas são necessárias.

Afinal, apenas ao verificar os padrões de busca e principais interesses da audiência será possível identificar se elas pesquisam mais sobre a “assistencia tecnica cumulus” ou “onde contratar assistência técnica cumulus perto de mim” para criar publicidades e conteúdos que atendam a esses termos.

Perceba que os objetivos de pesquisa são diferentes e, por isso, é necessário conhecer bem as palavras-chaves que serão usadas e que estão disponíveis.

Contudo, conforme a estratégia traçada, mais de uma dessas palavras podem ser usadas nos calendários editoriais, trazendo mais oportunidades.

Inclusive, cabe dizer que a identificação de quais termos serão utilizados também afeta a meta description, visto que a palavra deve estar presente neste campo (que pode ser a legenda de um anúncio ou o parágrafo apresentado abaixo do link nos resultados dos buscadores).

2 – Estudo da persona

Para aplicar corretamente essas técnicas, sua empresa precisa ter um amplo conhecimento sobre quem é o cliente e desenvolver uma persona, ou seja, um personagem que possa representar esse perfil.

Esse identificação também implica em conhecimentos demográficos, de renda, preferências dos canais utilizados pelo cliente e outras informações que ajudam na elaboração de um conteúdo direcionado – informações essas que podem ser delimitadas, inicialmente, com o público-alvo.

3 – Planejamento claro de SEO

Outra dica importante para a empresa é definir metas e criar um planejamento sobre suas estratégias de SEO.

Com isso, é importante determinar prazos e objetivos para cada ação feita e estratégia/campanha traçada.

Ou seja, se deseja aumentar o tráfego orgânico, qual a porcentagem desse aumento, em quanto tempo espera que isso ocorra e quais métricas serão usadas para avaliar o desempenho dos conteúdos para alcançar esse aumento do tráfego.

Saber como estruturar o site e as etapas dessa estratégia são muito importantes nessa etapa também.

O SEO nas redes sociais

Da mesma forma que ocorre em sites e publicações em blogs, o SEO deve ser devidamente aplicado nos perfis e posts de redes sociais.

Compreendendo melhor como é o funcionamento das técnicas de SEO nesses espaços, é possível se posicionar frente aos consumidores, melhorando o relacionamento e atração de novos clientes, bem como tornando um destaque no mercado, principalmente por conta da importância que as redes adquiriram.

Para isso, as mídias sociais também utilizam algumas estratégias para posicionamento, sendo algumas próprias para o algoritmo da plataforma, e outras que contribuem e levam fatores de ranqueamento dos buscadores, além de poderem estar conectadas ao website de vendas.

Por exemplo, se sua loja realiza um post sobre uma promoção na venda de produtos profissionais para salão de beleza atacado, é possível, dependendo da rede, linkar a publicação com a página do seu site que está vendendo esse tipo de produto ou um material complementar.

É por isso que o SEO em redes sociais depende de uma boa integração com o seu site, que deve ter ampla qualidade.

Essa qualidade está presente na velocidade do carregamento da página, na acessibilidade para pessoas com deficiência, na usabilidade da página ou na adaptação para diferentes telas, como dispositivos móveis e também na segurança do site em processos de venda.

Por isso, antes de trabalhar uma estratégia especificamente voltada para as redes sociais é importante se atentar à qualidade do seu site. Isso vale para a venda de qualquer produto ou serviço, como um tratamento de ozônio para emagrecer ou um celular, por exemplo.

A partir de um site bem estruturado, vale a pena aplicar as dicas de SEO em suas redes sociais, visto que essas plataformas também podem agir de forma independente nas estratégias, e são excelentes canais para reforço da marca e do relacionamento com o cliente.

Dicas para aplicar o SEO nas redes sociais

Contar com redes sociais que sejam relevantes para a audiência identificada e para as estratégias da marca, possibilitam conquistar credibilidade e são um importante passo para conseguir associar as técnicas de SEO com as redes sociais.

Por isso, é fundamental que seu perfil seja ativo, realizando a publicação de conteúdos relevantes para aumentar a visibilidade da página e até website.

Por isso, separamos dicas que podem ser aplicadas em suas redes sociais de modo a aumentar as vendas do seu seguro auto curitiba, ou promover a venda de uma roupa pela internet. São elas:

  • Tenha um perfil otimizado;
  • Utilize hashtags a partir das buscas do seu cliente;
  • Produza um conteúdo de qualidade;
  • Atente-se às chamadas e títulos das publicações;
  • Enriqueça o conteúdo com vídeos e imagens;
  • Utilize Link Building (sites e redes);
  • Invista na mensuração de resultados.

Digamos que seu negócio seja uma clínica especializada em disfunção erétil e você deseja aumentar o número de clientes por meio das redes sociais.

Isso é possível ao criar materiais relevantes, assim como ocorre em blogs, e utilizar as palavras-chave correta, que neste caso surgem como hashtags.

Inicialmente, tais ações permitem ter mais seguidores, e isso é feito com uma integração entre um conteúdo de qualidade e outras estratégias que variam entre a atração do cliente e anúncios nas redes sociais.

Confira nos tópicos a seguir nossas dicas e mais detalhes sobre como criar uma estratégia de SEO relevante para as redes sociais.

Otimize o perfil

A otimização do seu perfil consiste em algumas ações, como colocar uma foto adequada no perfil, descrever o que é sua empresa de forma clara e objetiva e colocar informações de contato e outras que sejam pertinentes para seus seguidores (como links para o site ou um e-book).

Dentre as informações de contato é possível disponibilizar um telefone, endereço e é possível deixar também um link da bio que direcione o seu cliente para um contato via whatsapp ou por telefone.

Use hashtags

Sem dúvidas, o uso de hashtags nas redes sociais é essencial para quem deseja atrair mais clientes. As hashtags funcionam como ferramentas de indexação, que favorecem uma busca do cliente e o destaque da publicação em campos de “explorar” e funcionam como as palavras-chave.

Por exemplo, o cliente pode pesquisar em uma rede social um termo como “Livros cristãos infanto juvenil” e se isso estiver em hashtag em seu post, é muito provável que o cliente visualize sua publicação e possa se interessar pelo seu conteúdo.

Mais do que um indexador, a palavra-chave também permite nichar o conteúdo, demonstrando os temas que abordam e a área de atuação da empresa, bem como possibilitar segmentar as publicações feitas na rede, como publicidades ou conteúdos com dicas.

Produza conteúdos de qualidade e em diferentes formatos

Para que toda ação seja efetiva, é importante destacar também a necessidade de produzir conteúdos de qualidade, levando em conta a escolha dos títulos e das chamadas das publicações para atrair a atenção dos usuários.

Já para produzir bons conteúdos é importante utilizar técnicas do marketing de conteúdo e de storytelling, que trabalham com a elaboração de conteúdos personalizados, adequados para o interesse e interação dos internautas, e considerando as necessidades de potenciais clientes, bem como uma construção criativa e envolvente para apresentar esses materiais.

Inclusive essas técnicas compõem o SEO das plataformas gerais, atraindo mais pessoas para o seu negócio, principalmente quando bem feitas (ou seja, com relevância, tamanho pertinente e bom uso de termos buscados).

Produzir um conteúdo com qualidade é uma estratégia essencial para conquistar novos clientes, já que diariamente as pessoas têm contato com muitas marcas e serviços, mas esses materiais demonstram expertise e conquistam a confiança do cliente pela marca.

Junto à qualidade e relevância do conteúdo, é preciso pensar em formatos para enriquecê-los, proporcionando variedades de produção e formatos, como uso de vídeos ou fotografias.

Essas técnicas enriquecem os conteúdos, mas também dizem muito sobre a rede que são vinculadas, trazendo maior ou menor impacto nos usuários.

Pense no Instagram, por exemplo, rede voltada a fotos e vídeos. Neste caso, o material precisa ser atrativo e dinâmico para reter a atenção, e investir apenas em legendas pode não ser o suficiente para demonstrar as vantagens de um produto.

O mais importante é que o conteúdo não seja estático e considere opções para atrair e reter os usuários, ampliando as possibilidades para usufruir do material. Assim, busque inovar e até complementar diferentes formatos nas campanhas e estratégias.

Recorra ao link building

Outra dica diz respeito ao uso do Link Building, que é um conjunto de ações que visam a construção de um rede de links para uma determinada página/conteúdo.

Esse tipo de ação é muito efetiva, visto que os meios digitais não são lineares e – por isso – o cliente pode acessar diferentes links para complementar conhecimento antes de adquirir um produto.

O cliente pode estar lendo sobre construção civil e se interessar em clicar para ler sobre Climatizador para igreja no decorrer do material, seja pela presença de um link que direcione a isso ou as diversas menções sobre o serviço ao longo do texto.

Além disso, outras páginas externas podem fazer menção aos links que fazem parte do seu site ou que direcionam para alguma ação estratégica de seu perfil nas redes sociais.

Inclusive, é possível criar materiais complementares entre as redes, levando o internauta a interagir mais com as páginas da marca e obter uma experiência mais valiosa e benéfica.

As vantagens na utilização desta estratégia variam desde o crescimento no ranqueamento orgânico de uma página até o aumento do tráfego e a atração de novos clientes.

Mensure as estratégias

Por fim, uma das vantagens em utilizar as redes sociais é a possibilidade de mensurar/acompanhar os resultados relacionados às suas publicações e campanhas.

Com isso, a empresa consegue identificar as publicações mais relevantes, os interesses do cliente, o gênero, o local de acesso das pessoas e assim fazer um conteúdo que seja ainda mais segmentado.

Considerações finais

Diante dessas dicas, é importante que a empresa realize uma reunião de planejamento estratégico para analisar quais técnicas podem ser aplicadas em suas redes sociais e quais mídias usar – a partir das suas particularidades e objetivos-, melhorando ainda mais a experiência dos usuários e os resultados adquiridos com a internet.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.