O marketing digital deixou de ser uma tendência do mercado para se tornar um investimento obrigatório para os negócios. Afinal, quem quer se manter relevante para seus clientes atualmente, precisa ter visibilidade online por meio do Marketing de Conteúdo.
Não é mais uma questão de apenas estar na internet, mas de saber se posicionar para chamar a atenção do público e se destacar da concorrência, facilitando que os próprios encontrem e interajam com a marca.
Para isso, você deve adotar as melhores e mais modernas estratégias de aquisição de clientes, como o marketing de conteúdo.
Se você ainda não sabe o que é marketing de conteúdo ou não o domina totalmente a técnica, preparamos este guia definitivo para você aprender tudo o que precisa, incluindo maneiras de integrá-lo às regras de otimização para motores de busca. Confira!
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia que se concentra em envolver o público-alvo e aumentar sua rede de clientes e leads por meio da criação de conteúdo relevante e valioso.
Você atrai, engaja e cria valor para as pessoas a fim de incentivar uma percepção positiva da sua marca e, assim, gerar mais negócios.
Para que isso ocorra, em primeiro lugar, você deve entender que o tempo em que éramos obrigados a assistir passivamente a comerciais de TV acabou.
Hoje, o público tem mais poder do que nunca para escolher o que deseja ver e como responder a isso.
Ao mesmo tempo, você tem a capacidade e o conhecimento para produzir exatamente o conteúdo que a base de clientes de uma corretora de seguro de vida deseja.
Desse modo, um bom conteúdo não é apenas feito para conquistar uma venda. A ideia é trazer benefícios para quem o lê na forma de:
- Tutoriais de como solucionar um problema;
- Tira-dúvidas;
- Guias passo a passo;
- E-books.
Com isso, a venda passa a ser apenas uma consequência desse processo.
O conteúdo que você cria não é apenas útil e atrativo, mas também transmite a mensagem certa para as pessoas certas, e no momento certo.
Consequentemente, você supera as expectativas ao fornecer um conteúdo tão bom que elas desejarão compartilhá-lo com outras pessoas.
Esse é um dos pilares do chamado inbound marketing: desenvolver ações de divulgação que atraiam as pessoas para saber mais sobre brindes personalizados para empresas, por exemplo.
Quais os benefícios do marketing de conteúdo?
À essa altura, as vantagens de aplicar o marketing de conteúdo já começam a se destacar.
Acompanhe os tópicos abaixo e entenda melhor o poder que essa estratégia tem para trazer mais negócios ao seu empreendimento.
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Aumenta o tráfego
Pesquisas apontam que 86,7% das pessoas usam o Google para se informar. Em outras palavras, seu site é a principal porta de entrada para novos clientes e o Google é o canal para isso.
Produzir conteúdo relevante é a melhor forma de colocar um site de calandra manual para chapas na primeira página do Google. Seu público sempre o encontrará e, a partir daí, o processo de fidelização começa.
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Cria consciência de marca
Produza conteúdo que ajude mais pessoas a reconhecer sua marca como relevante e que possam aprender sobre os produtos ou serviços oferecidos por ela.
Como explicamos anteriormente, as pessoas são mais propensas a comprar de marcas com as quais estão familiarizadas.
Por exemplo: uma pessoa que lê seu blog sobre empresas de tratamento de efluentes em sp regularmente preferirá sua marca quando precisar comprar um produto ou serviço. Afinal, ele já te conhece e você o ajudou algumas vezes com as postagens.
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Aumenta o engajamento da marca
À medida que o reconhecimento da marca aumenta, o número de pessoas que a conhecem e têm uma percepção positiva dela também crescem.
Ao produzir conteúdo de qualidade, você aumenta a interação das pessoas, o que, por sua vez, traz mais notoriedade.
Para isso, as taxas de engajamento são uma das bases mais importantes para conseguir visibilidade na internet.
O que é SEO?
SEO (Search Engine Optimization) é a sigla que identifica uma série de melhorias no código e no conteúdo de uma página da web para que ela seja mais fácil de encontrar.
A otimização coloca o link sobre chaveiro 24 horas em sorocaba no topo das páginas de resultados. Quanto melhor for a classificação, maior será a chance de obter cliques dos usuários.
Então, as técnicas de SEO devem fazer parte das estratégias de marketing digital de qualquer marca interessada em melhorar o posicionamento na internet. Conheça mais detalhes a seguir.
Por que usar as técnicas de SEO?
O marketing é uma área de trabalho que deve estar sempre sintonizada às mudanças nas relações entre a empresa e o mercado consumidor.
O que é mais relevante nos últimos tempos é que a internet possibilitou a criação de todo um segmento digital que já está em um estágio muito desenvolvido.
A alta disseminação de informações alterou a dinâmica do marketing. Além do interesse por abordagens mais sutis do usuário, uma das principais prioridades da estratégia agora é o destaque que ela recebe na web.
Os consumidores de hoje priorizam a pesquisa online antes de tomar decisões de compra.
É por isso que colocar uma empresa de alambrados em indaiatuba em evidência no Google afeta diretamente a propensão de um cliente potencial em contratá-la. Por isso, estar bem classificado é um argumento positivo a se ter em conta.
Como integrar marketing de conteúdo e SEO
Mais importante do que saber o que é SEO, é entender com clareza qual é o papel que ele exerce em conjunto com o marketing de conteúdo.
O foco é o rankeamento. Os algoritmos do Google avaliam uma série de elementos para indexar e posicionar cada link publicado.
Muitos desses aspectos têm relação direta com as técnicas de SEO. Separamos informações sobre como integrar essas duas frentes a seguir.
Continue a leitura e descubra como maximizar a exposição de assistencia tecnica cumulus e demais áreas!
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Palavras-chave
As palavras-chave são necessárias para que o texto se destaque no Google.
O termo refere-se ao que a pessoa está procurando. Por exemplo, se alguém está pesquisando informações sobre pet shops em Curitiba, pode pesquisar: “Pet shops curitiba”.
Essa combinação será a palavra-chave e deve aparecer no texto em uma quantidade mínima, como no título principal de um texto. Existem softwares e ferramentas que sugerem os termos mais pesquisados e os locais/quantidades mais indicados para inserir tais termos.
Para escritores, o conselho é colocar esses termos no texto naturalmente, de modo a não prejudicar a leitura e a clareza do texto.
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Imagens com tags
Ao usar fotos, certifique-se de que o nome do arquivo contenha as palavras-chave. O Google não lê imagens, então essa estratégia vai te ajudar a agregar valor ao seu conteúdo e destacar o que está aparecendo na fotografia.
Além disso, adicionar tags e textos alternativos é uma forma de facilitar a experiência de pessoas com deficiência, outro fator crucial a ser levado em consideração pelas empresas e plataformas.
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Hierarquia de conteúdo
Priorizar as informações em ordem de importância é essencial para facilitar a leitura dos usuários e do Google.
Para isso, é importante utilizar a tag de título, ou seja, o título e subtítulo do texto. Eles são ordenados de H1 a H6.
O H1 é o título principal do conteúdo, enquanto o H2 é o subtítulo – e assim sucessivamente.
Esses componentes são fundamentais para os leitores encontrarem o que procuram no guia sobre piso autonivelante preço, por exemplo, mesmo que façam uma “rolagem” de tela antes de ler o material.
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Link building
O Google leva as citações e as instruções de links muito a sério. Portanto, se você for muito citado por outros sites e blogs, vai receber classificações mais altas nas buscas, sendo visto como referência.
Logo, trabalhar com link building é essencial e, para isso, é recomendável combinar parcerias com outros sites que se relacionem com seu segmento de atuação, além de criar linkagens dentro do próprio site, com conteúdos que se complementam.
Assim, o seu site pode chegar a públicos maiores e as duas partes vão ser beneficiadas.
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Guest posts
Outra forma de gerar links é usar guest posts, ou seja, postagens de visitantes em seu blog e vice-versa. Inclusive, essa dica e a anterior podem ser complementares.
Essa estratégia aumentará o número de links que apontam para o seu site, o que melhora a sua classificação no Google, como já destacamos.
Lembre-se de que os blogs devem ser de nichos iguais ou semelhantes. Atente-se também à reputação e à qualidade deles. Quem é muito citado por sites duvidosos tende a ser rebaixado pelo Google.
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Links internos
Outra estratégia de SEO muito popular é aplicar links internos em um artigo. Quando você cita palavras-chave, por exemplo.
A intenção principal é manter o usuário navegando por mais tempo no site. Dessa forma, a linkagem interna deve priorizar uma experiência de qualidade.
Busque usar links que complementam o que está sendo dito no material. Assim, o leitor vai ter mais chances de clicar e se informar mais profundamente sobre o produto ou o serviço que está sendo oferecido.
Conclusão
O marketing digital é notável pelas ligações entre estratégias que, a princípio, podem parecer muito diferentes.
As correspondências entre o marketing de conteúdo e as regras de SEO são exemplos claros.
Esse guia contém dicas muito valiosas para elaborar uma estratégia de alto desempenho, utilizando os conceitos dos dois campos para melhorar o desempenho de seu site na internet.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.