Investir em aprimoramentos de SEO é uma das principais ações para ganhar relevância na web. No entanto, é preciso se atentar para não cair no SEO negativo.
Existe uma série de práticas de SEO voltadas para o melhor posicionamento das páginas nos mecanismos de busca.
Algumas delas são:
- Meta Descrições instrutivas;
- Conteúdos originais;
- Títulos condizentes com o conteúdo do texto;
- Uso de palavras-chave populares.
Do mesmo modo, existem práticas que tem como objetivo prejudicar o posicionamento dos sites no Google.
Leia este texto para conhecer o conceito de SEO negativo, como essas estratégias prejudicam os sites e medidas para proteger sua página desse entrave.
SEO negativo: definição
O SEO negativo é um conjunto de ações que buscam prejudicar o posicionamento de um determinado site em mecanismos de busca, como Google, Bing e Yahoo!.
Esse tipo de ação é desleal e é punida pelos mecanismos quando descoberta. No entanto, você precisa manter seu site protegido para evitá-la.
As atualizações do Pinguim e do Panda, dois algoritmos do Google, possibilitam rastrear e punir sites que estejam fora das diretrizes do mecanismo de busca.
Quem promove SEO negativo?
Esse tipo de atitude tem mais adeptos do que se pode imaginar. Empresas podem procurar pelo serviço a fim de desbancar sites concorrentes e conseguirem um melhor posicionamento.
Em uma busca rápida na internet é possível encontrar hackers oferecendo serviço de SEO negativo por alguns valores.
Isso mostra que há muitas pessoas dispostas a empregar meios ilegais para se destacar no mercado a qualquer custo.
Imagina que certas empresas de dedetização comecem a espalhar boatos sobre suas concorrentes pelas redondezas a fim de tirar vantagem.
O SEO negativo é uma prática semelhante a essa, mas realizada no meio digital.
Tipos de estratégias de SEO negativo
Como escrito acima, existem várias formas de prejudicar sites a partir de estratégias de SEO negativo.
Confira 5 delas nos tópicos a seguir.
1- Backlinks com spam
Esse é o ataque mais comum, e consiste em pagar sites que não tenham relação com o conteúdo que se deseja prejudicar para serem linkados ao domínio em questão.
O blog da sua empresa de assessoria tributária pode ser linkado por um site pornográfico, por exemplo.
Essa prática pode fazer com que seu site perca muito rankeamento, chegando até mesmo a desaparecer das primeiras páginas de busca.
Também existe a possibilidade do spammer entrar em contato com o profissional responsável pelo seu domínio em seu nome e pedir para remover os melhores backlinks da página.
2- Texto âncora não natural
Esse tipo de ataque foca no uso de palavras-chave irrelevantes combinado com a otimização excessiva do site para palavras-chave pagas.
Texto âncora é a parte clicável de um texto. Se um número expressivo de pessoas chegarem a um site de plano empresarial saúde por meio de spam, o Google vai detectar que as palavras-chaves empregadas são artificiais.
Isso vai render um aviso do Google e uma perda de visibilidade significativa no mecanismo de busca.
3- Duplicação de conteúdo
É adequado fazer verificações recorrentes de plágio e cópia dos seus conteúdos. O Google possui políticas de punição para a duplicação de conteúdos.
Webmasters de sites podem relatar plágios para o Google, assim, o mecanismo de busca pode aplicar sanções a sites de empresas de administração de condomínios.
Seu conteúdo também pode ser plagiado, o que afeta diretamente seu volume de tráfego e relevância nos mecanismos.
4- Hackeamento do site
O hackeamento do site consiste em tomar o controle dele por meio de métodos ilegais.
Essa ação, geralmente, visa roubar dados privados da empresa e dos clientes, além de destruir toda a estrutura do site.
Isso pode ser evitado contratando um serviço de hospedagem de qualidade. Dessa forma, seu site será monitorado diariamente por equipes qualificadas e as chances de hackeamento diminuem drasticamente.
Veja também
- SEO no mercado imobiliário: cada vez mais importante
- Como Funciona o SEO?
- Conheça a importância de otimizar um site com SEO
5- Falsos comentários negativos
Comentários de clientes são indicadores de desempenho importantes. Clientes em potencial se guiam por eles na hora de decidir finalizar uma compra.
O problema é que existem sites voltados para o desenvolvimento de campanhas negativas de relações públicas.
Se uma empresa de terceirização em Fortaleza se deparar com essa prática, ela pode sinalizar os comentários como spam ou respondê-los de forma estratégica.
Procure responder de maneira educada e razoável para demonstrar que você tem plena certeza do que está falando.
Há casos em que os comentários falsos são tão excessivos que as pessoas naturalmente vão ignorá-los.
Como se proteger do SEO negativo
Essa ameaça pode ser neutralizada com ações de monitoramento e análise contínua. Confira algumas estratégias para se proteger do SEO negativo agora.
Acompanhe seus backlinks
Os backlinks são links em outros sites que levam o usuário para o seu site. São fatores decisivos de rankeamento.
Há ferramentas para fazer esse acompanhamento, como o Search Engine Land, o Google Search Console e o Monitor Backlinks.
Dessa forma, você pode acompanhar de perto que tipos de sites estão gerando backlinks para o seu post sobre renovação AVCB, por exemplo.
Caso você encontre links prejudiciais, você pode desativá-los por meio do Google Disavow. Basta selecionar os links danosos e enviá-los para a plataforma.
Faça análises de cópia e plágio
É preciso monitorar a autenticidade de páginas semelhantes à sua para conferir se não há casos de plágio ou cópia. O Copyscape é uma ferramenta adequada para realizar essa análise.
Caso algum site tenha copiado trechos inteiros ou até mesmo plagiado todo o seu post sobre mandrilhadora de campo preço, você deve reportar a página em questão para o Google para que ele aplique as sanções necessárias.
Observe suas menções
As redes sociais são ótimos termômetros para a recepção das pessoas acerca de empresas e produtos.
Acompanhe o que está sendo dito sobre sua marca nessas plataformas. Essa é uma forma de verificar se não há perfis falsos se passando por você e espalhando mensagens mentirosas.
Verifique a velocidade do seu site
A velocidade de carregamento de uma página pode indicar que há malwares e outras ações maliciosas atuando.
Além disso, esse fator é decisivo na hora de manter uma boa margem de tráfego orgânico. Afinal, os visitantes tendem a desistir de acessar sites que demoram para carregar.
Imagine que um empresário está precisando contratar uma assessoria contábil com urgência. Se você oferece esse serviço, mas seu site tem um carregamento lento, você está perdendo uma oportunidade de negócio.
Como não sabotar seu próprio site
As dicas deste texto foram todas voltadas para ações de terceiros que visam prejudicar seu site. No entanto, é possível que você também aja contra sua própria página.
Como foi dito anteriormente, existem medidas que são contrárias às diretrizes de posicionamento de páginas nos mecanismos de buscas.
É seu dever acompanhar essas diretrizes, que são atualizadas constantemente, para não acabar adotando práticas condenáveis.
Para isso, não crie backlinks para sites já penalizado, não camufle palavras-chave nos textos, não exagere no volume de publicações e não compre links.
Essas atitudes fazem toda a diferença para obter um posicionamento consistente na internet.
Por que o SEO negativo não vale a pena
Caso você ainda não esteja totalmente convencido de que o SEO negativo não compensa, reunimos algumas razões para combatê-lo.
Em primeiro lugar, essa prática fere princípios éticos. A grande maioria dos webmasters está ciente disso e trabalha para denunciar práticas abusivas diariamente.
Na internet, tudo é rastreável. Isso significa que você pode até mesmo conseguir resultados positivos utilizando SEO negativo, mas os sites lesados irão investigar e chegar até você mais cedo ou mais tarde.
Além disso, o Google monitora de perto todos os links e tem ferramentas para classificar a relevância deles.
Se a sua página usa SEO negativo, o Google irá descobrir e aplicar as punições cabíveis.
Foque no seu site
Não há conselho melhor para quem deseja crescer na internet do que: foque no seu site.
Nenhuma estratégia duvidosa substitui um domínio com design atraente, boa navegabilidade, conteúdo original e informativo.
Afinal, é isso que determina a quantidade de conversões da sua empresa no fim do mês.
Forme uma equipe de especialistas voltada exclusivamente para seu site. Invista em redes sociais e anúncios virtuais. Vá até onde seu público-alvo está.
Dessa maneira, você vai conseguir tráfego orgânico e as vendas vão crescer naturalmente, sem precisar apelar para práticas desonestas.
Tendo isso em mente, você tem tudo para direcionar seus esforços para estratégias negativas em vez de tentar crescer às custas da queda da concorrência.
O público busca por empresas que ofereçam produtos de qualidade e bom atendimento. Reúna suas forças para proporcionar isso a ele.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.