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10 passos para otimizar campanhas de Google Ads para E-commerces

No competitivo mundo do varejo, mais marcas do que nunca estão recorrendo à pesquisa paga para competir com empresas como Amazon e Americanas. Os esforços de busca paga de comércio eletrônico não apenas criam oportunidades para competir com grandes nomes fora do SEO, mas também são eficazes.  O Unbounce relata que os visitantes de pesquisa paga em sites de varejo têm 50% mais probabilidade de fazer uma compra do que os compradores orgânicos, pois orgânicos muitas vezes bem de palavras que não são fundo de funil. Para algumas marcas de comércio eletrônico, como o Sexy it e o Vocca, a pesquisa paga é a principal fonte de vendas e opções promocionais.

Esteja você apenas começando no mundo das campanhas de pesquisa paga ou tenha campanhas ativas que deseja melhorar, siga estas 10 etapas para otimizar seu desempenho de pesquisa paga de comércio eletrônico.

  1. Divida seus mega grupos de anúncios

Os especialistas recomendam limitar cada campanha publicitária a 10-20 palavras-chave, mas algumas pessoas aumentam seus grupos de anúncios para dezenas (senão centenas) de palavras e frases. Além do mais, na grande maioria das vezes o anúncio é veiculado apenas com algumas palavras-chave, tornando as demais inúteis.

Analise seus grupos de anúncios e encontre oportunidades para dividi-los. Isso é particularmente importante no mundo do comércio eletrônico. Seus clientes não têm medo de inserir palavras-chave de cauda longa para obter exatamente o que desejam, e você deve considerar o desenvolvimento de seus grupos de anúncios levando em consideração as necessidades deles. Alguns profissionais de pesquisa paga chegam ao ponto de recomendar um grupo de anúncios exclusivo para cada palavra-chave. Embora isso possa ser um pouco drástico para suas necessidades, destaca a importância de microssegmentar seus clientes em vez de lançar um anúncio para palavras-chave na web.

  1. Procure palavras-chave que não estão funcionando bem

Detalhar seus grupos de anúncios também é uma maneira fácil de ver quais palavras-chave estão tendo um bom desempenho e quais não estão. Para alguns, a ferramenta Planejador de palavras-chave do Google é uma porta de entrada para grupos de anúncios irrelevantes e confusos. Algumas pessoas adicionam qualquer palavra-chave ou frase que o Google sugere sem considerar a intenção por trás da pesquisa.

Use a análise do seu grupo de anúncios para realizar uma eliminação de palavras-chave. Observe as palavras – chave ou frases que não estão recebendo cliques, apesar de suas impressões – ou estão obtendo cliques, mas não conversões. Você pode precisar ajustar a cópia do anúncio ou remover as palavras inteiramente.

  1. Certifique-se de que seus feeds estão otimizados

O Google é rápido em puxar o gatilho e interromper seus anúncios se seu feed estiver desatualizado – afinal, é do interesse do mecanismo de pesquisa oferecer um produto confiável sem preços ou combinações de inventário. Recentemente, discutimos a importância de ter um feed otimizado e como você pode personalizá-lo para a Amazon e o Google. Confira nosso guia de feed de dados para adicionar recursos extras que podem aumentar sua exposição e, portanto, suas vendas.

  1. Verifique o seu acompanhamento de conversões

Segmentar o tráfego de cliques é ótimo se você opera um site de geração de leads e está principalmente tentando ganhar exposição para sua marca. No entanto, se você opera um negócio de comércio eletrônico, precisa do acompanhamento de conversões. Isso é tão simples quanto adicionar um snippet de código à sua página de confirmação que pode coletar os itens, valor e hora da compra.

Conforme você trabalha para melhorar suas campanhas de anúncios, pode entender melhor quais anúncios e grupos de anúncios estão impulsionando as vendas com esse rastreamento. Você pode se surpreender ao ver quais produtos estão se movendo e gerando receita.

  1. Classifique suas campanhas por margem bruta

Seus grupos de anúncios não são a única parte do desempenho da pesquisa paga de comércio eletrônico que precisa de atualização. Pode ser a hora de reorganizar completamente suas campanhas com base no desempenho e no lucro para a empresa.

Muitas marcas de comércio eletrônico classificam suas campanhas por departamento. Por exemplo, uma loja de materiais de construção criaria a seguinte campanha:

ROI

Em vez disso, você pode priorizar suas campanhas com base na margem bruta de seus produtos. Dessa forma, você pode dar lances mais agressivos em marcas e produtos que fornecem um ROI mais alto para sua empresa e diminuir lances em itens que não beneficiam sua empresa.

Vamos continuar usando a loja de materiais de construção como exemplo. A loja pode perceber que suas ferramentas têm um ROI particularmente baixo. Embora vendam bem na pesquisa paga, a empresa atinge o ponto de equilíbrio no momento em que considera o frete, o custo do anúncio e outras despesas. No entanto, a mesma empresa pode ter uma margem bruta significativa para ferramentas de marca própria. Ao promover essas marcas próprias, eles podem ganhar mais dinheiro para a empresa.

Marcas de marca própria também tendem a ter menos concorrência do que as marcas nacionais, o que significa que os CPCs são mais baixos e seu ROI já é naturalmente mais alto. Esse é um motivo tão bom quanto qualquer outro para criar campanhas exclusivas e fazer lances mais agressivos por elas.

  1. Encontre oportunidades para reduzir seus lances

Existem alguns termos que você vai ganhar e outros com os quais não pode competir. Termos como Disney e Nike são incrivelmente competitivos, o que significa que você pode estar pagando vários dólares por cliques que podem ou não vender itens lucrativos.

Mais de 40% dos cliques vêm dos três principais anúncios em uma página, o que significa que sua marca pode se beneficiar da segmentação da terceira ou até quarta posição nos anúncios. Você ainda pode obter os cliques que deseja, mas seus CPCs podem ser menores porque você não está definindo lances de maneira tão agressiva.

Lembre-se de que sua campanha de pesquisa paga de comércio eletrônico é um portfólio de grupos de anúncios e palavras-chave. Você precisa examinar cada segmento individualmente para ter certeza de que é lucrativo.

  1. Concentre-se em seus índices de qualidade

Alguns gerentes de pesquisa paga de comércio eletrônico ficam tão obcecados com lances e concorrentes que esquecem as táticas suaves que podem aplicar para economizar dinheiro. O Google atribui um Índice de qualidade a suas palavras-chave que informa o quão perto a experiência do seu anúncio e da página de destino corresponde ao que seus clientes desejam. Quanto mais próximo de 10 sua pontuação, maior a chance de você estar criando uma experiência de tráfego positiva.

Existem várias maneiras de melhorar seu QS. Comece criando anúncios intimamente relacionados às suas palavras-chave. (Este é outro argumento para a criação de grupos de anúncios com apenas um punhado de palavras-chave: você pode desenvolver anúncios melhores.) O Google também analisa a experiência da página de destino, portanto, considere construir páginas de destino para certas marcas, garantindo que os clientes cheguem exatamente onde desejam vai. Se você está direcionando todo o seu tráfego de pesquisa paga de comércio eletrônico para a sua página inicial, então você está fazendo algo errado.

Com um QS mais alto, é mais provável que o Google diminua seus CPCs e aumente sua posição média – o que significa que você está obtendo mais com menos. Isso vale a pena para o Google (porque eles recebem um clique) e ajuda você a aumentar suas vendas.

  1. Obtenha o máximo de bens imóveis que puder

O Google cria oportunidades para você adicionar várias extensões e acréscimos aos seus anúncios – aproveite-as. As extensões do Google incluem comentários de clientes, frases de destaque, snippets estruturados, endereços locais e seu número de telefone. Essas extensões aumentam sua credibilidade e convencem as pessoas a clicar. No entanto, eles também têm um bônus adicional: quanto mais extensões as pessoas veem em seu anúncio, maior é a probabilidade de ignorarem as outras.

Os imóveis são limitados nas SERPs, e você deve fazer tudo o que puder para ocupar o máximo de espaço possível.

  1. Investir em redirecionamento para pesquisa paga de comércio eletrônico

Se você não faz remarketing para seus clientes, está perdendo significativamente a receita do comércio eletrônico. Você pode reconquistar mais de 15% dos clientes que estão pensando em comprar no seu site. A retargeting torna mais fácil para as pessoas se lembrarem de sua marca quando já tiverem visitado seu site e podem estimulá-las a entrar em ação com um cupom ou oferta adicional.

Os visitantes do site que veem mensagens de redirecionamento têm 70% mais probabilidade de conversão do que aqueles que não veem. Você já está atingindo seus clientes na fase de pesquisa do funil de vendas. Agora é hora de convertê-los com anúncios redirecionados.

  1. Importe seus anúncios do Google para o Bing

Todo mundo gosta de zombar do Bing como a plataforma frequentemente ignorada em comparação ao Google, mas há um valor real em usar sua campanha de pesquisa. Os anúncios do Bing são fáceis de criar porque você pode importar suas campanhas diretamente do Google, então você não precisa reinventar a roda com este novo canal. Além disso, há benefícios tangíveis significativos em usar essa plataforma.

O custo dos anúncios do Bing é normalmente 33% mais barato do que os anúncios do Google . A demanda do Google diminuiu, então os preços estão mais acessíveis. Isso torna mais fácil atingir suas metas de ROI com a ajuda do tráfego acessível do Bing.

O Bing também não é o pequeno mecanismo de pesquisa que você pensa que é: é o mecanismo de pesquisa padrão do Mozilla, e muitas pessoas não querem mudar para o Google. Você ainda pode atingir 20% do mercado por meio do Bing. Considere seus dados demográficos conforme você investe no Bing, você pode descobrir que ele é mais lucrativo do que imagina.

Suas campanhas de pesquisa paga de comércio eletrônico podem trazer um fluxo constante de receita e tráfego para seu site. No entanto, se você está tendo dificuldade para aumentar seu ROI ou percebe produtos e grupos de anúncios com baixo desempenho, pode ser hora de fazer um ajuste.