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Plano de negócios para e-commerce, qual o melhor?

Plano de negócios para e-commerce

Plano de negócios para e-commerce, qual o melhor?

Se você deseja construir um e-commerce de sucesso, deve colocar a criação do plano de negócios em primeiro lugar. A importância dessa etapa para o funcionamento de uma empresa virtual é tão urgente quanto a física. Isso porque é possível analisar as variáveis ​​que compõem o negócio e criar caminhos para um crescimento maduro.

Organizar a sequência de ações necessárias ao desenvolvimento de uma loja online é uma tarefa que depende de um olhar amplo e próximo do atual cenário interno e externo.

Embora ninguém queira trabalhar com o fator incerteza, esta é a realidade que dificulta a tomada de decisões em muitos projetos e aumenta os riscos para as empresas.

O plano de negócios, por sua vez, pode prever situações potencialmente perigosas para o projeto de e-commerce. E é por isso que vamos falar sobre esse assunto neste artigo. Com o objetivo de melhorar a sua organização e o seu conhecimento sobre o meio digital, indicamos que você faça um Curso de Informática para entender sobre o assunto.

Vamos lá?

O que é um plano de negócio?

O plano de negócios descreve um exame da empresa no que diz respeito às suas principais atividades, variáveis ​​e objetivos a curto, médio e longo prazo.

Definir essas informações de forma prática e categorizada pode ser um tesouro para a empresa, pois a administração sabe para onde está indo. Trabalhar na Internet não é fácil.

Por mais simples que possa parecer à primeira vista, gerenciar um negócio de e-commerce como um negócio que vai exige um planejamento específico em busca de implementação.

Ao iniciar um novo negócio, é muito importante que o empresário se rodeie da certeza do que o espera. Bem, esta é a única maneira de se proteger da maioria das crises e conflitos dentro e fora da empresa.

Adicionalmente, o plano de negócios contribui para uma posterior análise da operação da empresa e dos resultados obtidos. Você não precisa mais contratar uma empresa para ajudá-lo a criar seu negócio virtual sem antes pensar no roteiro para preparar seu projeto. Esta é uma atividade que deve ser realizada primeiro.

A seguir, falaremos um pouco mais sobre a aplicabilidade desse conceito no comércio eletrônico.

Por que um e-commerce precisa de um plano de negócio?

É muito comum que novos empreendedores iniciem sua jornada digital sem se preocupar com planejamento. Eles não veem a pressa como um projeto que precisa ter seu esboço, metas, cronograma, orçamento, ações e supervisão.

Na maioria das vezes, isso acontece, sendo o principal motivo o simples fato de que empreendedores inexperientes não entendem a real necessidade do plano de negócios dentro de um e-commerce.

Capturados pelas possibilidades do mercado digital diante da burocracia de abrir uma loja física, os interessados ​​em iniciar a sua priorizam a definição da plataforma, incluindo produtos e outras etapas práticas.

Na verdade, eles querem se posicionar no comércio eletrônico com um bom motivo. No entanto, pular o plano de negócios é como ignorar os fundamentos mais importantes do negócio. Isso significa que em algum momento tudo pode desmoronar.

Por exemplo, para selecionar uma plataforma de e-commerce, há uma série de fatores a serem considerados que expressam as características do negócio. Outros aspectos como estratégias de marketing, processos logísticos, capacitação profissional e atendimento merecem atenção planejada, pois atuam como determinantes da sua empresa.

Este é o significado de programação. Ao listar cada etapa e descrever os processos em detalhes, o empresário pode identificar melhor as necessidades do mercado e as ofertas da nova empresa.

Acredite: um negócio de sucesso exige mais preparação do que você pensa! Afinal, diante da instabilidade do cenário econômico no país, você realmente deseja investir sem cobertura de segurança?

Portanto, para que o seu negócio tenha sucesso, você deve focar na sua capacitação, por conta disso, faça um Curso Informática e aumente o seu conhecimento.

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Passos para seu plano de negócios para e-commerce

1) Criar proposta que tenha valor

A primeira etapa para iniciar seu plano de negócios de comércio eletrônico é criar uma proposta de valor simples e curta. Este é um bom indicador de quão clara é sua ideia.

Escreva como se você tivesse um minuto para explicar seu negócio a um potencial investidor ou cliente. Em seguida, repita várias vezes até sentir-se realmente confiante de que pode explicar a alguém. Assim que estiver, use-o como uma descrição de sua empresa no site.

2) Modelo de negócio

Outra etapa importante em seu plano de negócios de e-commerce é desenvolver a estrutura de seu modelo de negócios. Algo pode mudar mais tarde, mas é bom saber como será seu negócio.

Existem diferentes maneiras de vender um produto na Internet e diferentes modelos de negócios que podem ser usados. Dependendo do que você pretende vender, um pode ser melhor que o outro. É importante pensar sobre qual deles faz mais sentido para o seu produto.

3) Análise de marketing

Esta é uma das partes mais importantes do seu plano de negócios de comércio eletrônico. Isso o forçará a compreender o seu setor, as perspectivas gerais, a concorrência existente e o público-alvo.

Para começar, você pode realizar pesquisas de mercado, tanto online quanto em lojas próximas. Em uma loja física você pode conversar com o vendedor e obter ideias incríveis e transformá-las em uma oportunidade de negócio.

Com isso, também é importante analisar a concorrência, para ajudar, crie uma planilha Excel com todos os seus concorrentes.

4) Vendas

Agora que você tem uma ótima ideia para o seu negócio, é hora de descobrir como direcionar o tráfego para o seu site e fazer com que os clientes comprem.

Para desenvolver uma boa estratégia de marketing, você deve primeiro saber quem é seu cliente, com todas as definições de como criar uma persona.

Em seguida, você precisa determinar os canais pelos quais atrai a atenção do cliente. Os principais canais de marketing incluem:

  • Marketing pago;
  • Marketing orgânico.

Portanto, uma boa pergunta é: quanto você deve gastar para conseguir um cliente?

Para fazer isso, você precisa saber o valor do cliente ou o valor da vida útil. Como você está apenas começando, ainda não tem muitos dados, mas é importante manter isso em mente para não gastar mais do que ganha com seus clientes.

5) Finanças

Esta parte do seu plano de negócios de comércio eletrônico é usada para prever as vendas, despesas e receita líquida da empresa. O ideal é criar um programa mensal em Excel que mostra os seguintes pontos:

  • Receita: quanto você quer vender;
  • Despesa fixa: são as despesas que você faz a cada mês, não importa quanto você troque; B. Aluguel, ingressos mensais, salários dos funcionários;
  • Despesas variáveis: são aquelas que variam em proporção direta ao valor de venda. Exemplo: custo das vendas.

Isso o ajudará a entender melhor o que você precisa realizar para atingir suas metas de lucro.

6) Tecnologia

Com tanta tecnologia disponível, é importante entender qual é a melhor para o seu negócio e isso também deve estar incluído no seu plano de negócios de e-commerce.

Aqui você também especifica as ferramentas com as quais o carrinho de compras, o call center e se deseja usar a newsletter. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.